Apresentamos uma orientação de como identificar a porta de maneira correta para a aplicação desejada no projeto.

De acordo com a ABNT NBR 15930 o primeiro passo para qualificar o produto é a sua procedência com fornecedores. Todo o fabricante de portas de madeira qualificado deve exibir o certificado de conformidade embasada com a ABNT NBR 15930-2. O selo verde FSC (Forest Stewardship Council) também mostra que o fornecedor tem compromisso com o modelo de produção sustentável e que respeita ao meio ambiente.

O desempenho por ocupação e uso é um dos critérios que orienta o projeto em saber o nível de exigência do uso da porta conforme o tipo de empreendimento, que está classificado como privado, coletivo ou público. 

Em cada classificação se mensura a quantidade de ciclos de abertura e fechamento, também saber se é tráfego moderado, regular ou intenso. Padrões dimensionais foram estipulados por requisitos considerados como leves, médio, pesado e super pesado.

a) Privado: Residencial com tráfego moderado até 20 mil ciclos com padrão leve para portas com folha de até 35 mm de espessura;

b) Coletivo: Residencial e corporativo, incluindo hotelaria que apresentam até 50 mil ciclos e com folha de porta padrão médio de até 40 mm de espessura.

c) Público: Estão entre hospitais, área educacional e institucional. Classificada como tráfego intenso com até 100 ciclos que apresentem folhas de portas com até 45 mm de espessura.

O ambiente para instalação é um dos fatores importantes por que irá determinar o prazo de vida útil do produto devido a intempéries naturais. Portas utilizadas no interior das ocupações estão protegidas da ação do tempo. Portas de uso do lado exterior necessitam estar abrigadas por alguma proteção. 

a) Interiores: seco, molhado, molhavel;
b) Exteriores: abrigado e exposto.


O perfil de desempenho da porta pode ser interna por que pode ser comum ou resistente a umidade, o mesmo para portas de entrada e portas externas que tem características particulares para enfrentar a ação do tempo.

a) Porta interna: PIM, PIM RU;
b) Porta de entrada: PEM, PEM RU;
c) Porta externa: PXM.

Como adicionais são fundamentais incluímos alguns requisitos determinados para projetos de alta performance com proteção contra fogo, isolamento acústico e entre outros. 

a) Acústico: classificação PIA, para residencia e hotelaria;
b) Contra fogo: PRF, classificação para uso residencial e hotelaria;
c) Antirradiações: classificada como PAR atende ambientes hospitalares , indústrias e ANVISA.

O acabamento é a concepção final do produto o que irá refletir na aparência estética da porta com formas de designs  e tonalidades de cores ou texturas.

a) Madeira: classificação A para melamínico;


Leave a Reply